Gestao Ambiental

 

DEPARTAMENTO DE AÇÕES PRÓ- SUSTENTABILIDADE

GESTÃO AMBIENTAL

O Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro entende que os Órgãos Públicos têm a responsabilidade de dar o primeiro passo na direção da redução do consumo de recursos naturais, diminuindo os impactos ambientais de suas atividades, incentivando a realização de programas e práticas de reaproveitamento, reciclagem de materiais e o combate ao desperdício.

Cabe ao Departamento de Ações Pró-Sustentabilidade (DEAPE) a coordenação técnica e fiscalização dos projetos de sustentabilidade desenvolvidos no âmbito do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, a análise e acompanhamento  de seus indicadores e resultados para a aferição de sua efetividade, a  fim de contribuir para o alinhamento da gestão administrativa às políticas públicas e leis relacionadas ao meio ambiente.

Em 2010 o PJERJ aderiu voluntariamente à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente, cujo principal objetivo é fomentar a responsabilidade socioambiental nas atividades administrativas e operacionais dos órgãos públicos.

O Judiciário Fluminense foi 2° Tribunal do País a aderir ao Programa.

A A3P tem como eixos, o uso racional dos recursos naturais e de bens públicos, gestão adequada dos resíduos sólidos, qualidade de vida no trabalho, sensibilização, educação ambiental e contratações sustentáveis.

Em 2013 o compromisso foi renovado com uma nova adesão à A3P, com validade até 2018.

Em 2014 o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro recebeu do Ministério do Meio Ambiente, o selo comemorativo pelos 15 anos da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

 

                                          Contato: (21)  3133-2336 / gabpres.digam@tjrj.jus.br

 

Saiba mais sobre o Programa de Sustentabilidade

Clique aqui para visualizar o Plano de Logística Sustentável

 

 

ACESSO AS LEGISLAÇÕES MUNICIPAL AMBIENTAL E ESTADUAL AMBIENTAL NO SITE DO TJERJ EM 2015.